
O observador oficial do orçamento do Canadá diz que os défices de médio prazo do governo federal serão provavelmente maiores (em milhões de dólares) do que o que foi previsto nas previsões Liberais “mais otimistas”.
O governo está no caminho certo para apresentar défices anuais que poderão ser até $10.8 mil milhões maiores do que o esperado, disse o parliamentary budget office (PBO) na terça-feira.
No curto prazo, no entanto, o Gabinete de Orçamento previu que o governo tenha um melhor desempenho do que as projeções na mais recente atualização fiscal do ministro das Finanças, Bill Morneau.
Na verdade, o gabinete do orçamento diz que Otava caminha para um superavit de $1.2 mil milhões neste ano fiscal – uma viragem de $4.2 mil milhões em relação à projeção dos Liberais de um défice de $3 mil milhões para 2015-16.
O relatório sublinha as maiores razões para os contrastes entre os dois cálculos para 2015-16 como “outras receitas” e “despesas do programa diretas”, que, juntas, contaram para uma diferença de $3.9 mil milhões. É também observado que o governo ainda tinha que apresentar os dados detalhados para essas categorias.
“Por esta razão, o PBO não pode avaliar se a perspetiva do governo para o equilíbrio orçamental 2015-16 é pessimista”, aponta o relatório do gestor orçamental parlamentar Jean-Denis Frechette.
Em abril, o governo Conservador anterior projetou um superavit de $2.4 mil milhões para 2015-16 – incluindo mil milhões reservados para contingências.
Alguns observadores disseram que poderia ser do interesse do governo Liberal baixar as expectativas e culpar os seus antecessores Conservadores como uma forma de desviar uma futura crítica fiscal.
O relatório de Frechette também incluiu uma estimativa do défice para 2016-17 que é $900 milhões mais baixa do que a previsão de Otava.
Mas, para os anos fiscais entre 2017-18 e 2020-21, o gabinete de orçamento advertiu que as contas federais estão numa trajetória para produzir défices anuais (maiores) de $2.3 mil milhões, $3.6 mil milhões, $6.3 mil milhões e $10.8 mil milhões do que as previsões dos Liberais.
As projeções mais recentes significam pressão adicional sobre os Liberais face à sua promessa eleitoral de manter os seus défices anuais controlados (sem subida) e equilibrar as contas em quatro anos. Os Liberais comprometeram-se a aumentar os gastos de infraestrutura federal em milhões de dólares como uma forma de estimular a economia e criar empregos.
Fonte: Canadian Press