
A CTV News soube que o governo do Ontário está a considerar tornar obrigatórias as auditorias de eficiência energética em habitação antes de postar um imóvel para venda.
As auditorias de eficiência energética servirão para identificar os pontos onde as casas desperdiçam calor e eletricidade. A propriedade receberá então um número de classificação similar ao que os consumidores veem nos eletrodomésticos para casa.
O governo está a trabalhar num plano que não irá forçar os vendedores a pagar $350, valor do custo da auditoria. Para esse efeito, o governo está a ponderar utilizar as receitas provenientes dos impostos sobre o carbono (cap and trade) para subsidiar as auditorias.
O ministro da Energia do Ontário Bob Chiarelli diz que a criação de auditorias obrigatórias visam “a redução das emissões”.
O diretor-executivo do Centro de Ecologia Windfall, Brent Kopperson, salienta que fazer auditorias obrigatórias seria um benefício para o consumidor.
No entanto, há preocupação de que uma classificação baixa possa estigmatizar uma casa, baixando o seu valor. Mas os proprietários de uma casa poderão ter a oportunidade de fazer alterações na sua casa e vê-la reavaliada à posteriori.
O governo queria que as auditorias entrassem em vigor até ao final de 2015, mas adiou esse prazo após preocupações sobre o custo das partes interessadas.
Fonte: CTV Toronto