GALERIA NACIONAL DO CANADÁ VAI LANÇAR INSTITUTO DE FOTOGRAFIA CANADIANO

Visitantes da Galeria Nacional do Canadá caminham pelo Grande Hall, em Otava, nesta foto de arquivo. (Sean Kilpatrick/The Canadian Press)
Visitantes da Galeria Nacional do Canadá caminham pelo Grande Hall, em Otava, nesta foto de arquivo. (Sean Kilpatrick/The Canadian Press)
Visitantes da Galeria Nacional do Canadá caminham pelo Grande Hall, em Otava, nesta foto de arquivo. (Sean Kilpatrick/The Canadian Press)
Visitantes da Galeria Nacional do Canadá caminham pelo Grande Hall, em Otava, nesta foto de arquivo.
(Sean Kilpatrick/The Canadian Press)

A Galeria Nacional do Canadá vai tornar-se o lar de um “centro de excelência” dedicado à fotografia, disseram responsáveis da galeria na manhã de sexta-feira.

O Instituto de Fotografia canadiano vai permitir que a galeria “assuma o seu lugar entre as mais profundas, abrangentes e amplamente úteis coleções de fotografias do mundo”, sublinhou o CEO e diretor da galeria Marc Mayer em comunicado.

O próprio site do instituto descreve-o como um “centro de pesquisa multidisciplinar de classe mundial, dedicado à história, evolução e futuro da fotografia”.

Segundo a galeria, a iniciativa “ambiciosa” envolve uma parceria com o presidente da Thomson Reuters Corp. e colecionador de arte David Thomson.

Thomson vai ajudar a construir a coleção do instituto, oferecendo uma “série de doações e aquisições ao longo dos próximos 10 anos”.

Só em 2015, Thomson terá doado mais de 12.000 fotografias, livros e objetos relacionados da sua própria coleção.

A galeria também recebeu o que apontou como a sua maior doação financeira empresarial de sempre – uma oferta de $10 milhões do Scotiabank, para tornar o instituto de fotografia uma realidade.

A galeria abriga atualmente exposições do antigo Museu Canadiano de Fotografia Contemporânea, que fechou em 2009.

Fonte: CBC News