
O antigo Hospital Humber River de Toronto é um dos locais a ser considerado para abrigar temporariamente um grande afluxo de refugiados sírios esperados no Ontário.
A província comprometeu-se em receber 10.000 refugiados até ao final de 2016. Enquanto isso, o governo federal comprometeu-se em aceitar 25.000 até ao final do ano.
Segundo o ministro da Saúde do Ontário Eric Hoskins, embora a província ainda não saiba quantos refugiados Otava lhes vai pedir para aceitar antes do final de 2015, ele disse à Canadian Press, no início desta semana, que o Ontário está preparado para receber a sua “quota-parte justa”.
Ele apontou que uma das opções que o governo provincial está a considerar é para abrigar temporariamente os refugiados em hospitais recém-desativados. Que inclui o antigo local do Humber River Hospital de Toronto.
No mês passado, pacientes do hospital foram transferidos para uma nova instalação, localizada perto da Wilson Avenue e Keele Street. A mudança, fez com que o antigo local, localizado perto da Keele Street e Finch Avenue West, esteja agora vazio.
A ideia de usar os edifícios vagos está a ser aplaudida pelo especialista em doenças infeciosas Dr. Neil Rau, que disse que muitos dos refugiados provavelmente poderão apresentar problemas de saúde que terão de ser abordados.
Rau salientou que a sua principal preocupação é se os refugiados, particularmente as crianças, foram (ou não) imunizados.
A Síria experimentou um surto de pólio nos últimos anos. Rau, no entanto, disse que o Canadá precisa estar vigilante contra a doença, que foi eliminada da maioria dos países, incluindo o Canadá, graças à introdução de uma vacina eficaz contra a poliomielite. O Canadá não tem visto um caso em território nacional desde 1977.
Ainda não existe tratamento ou cura para o vírus, que se espalha principalmente através de água contaminada e do contato pessoa-a-pessoa.
Fonte: CTV Toronto
Com arquivos da Canadian Press