

A TTC está a reforçar as patrulhas de segurança no sistema de transportes de Toronto, no rescaldo dos ataques em Paris.
Brad Ross, porta-voz da TTC, disse que a agência de trânsito está a reforçar a sua segurança de mensagens para incentivar os utilizadores a falar se virem algo suspeito. Ele acrescentou que a TTC também está a adicionar mais agentes de segurança.
“As pessoas podem esperar ver patrulhas uniformizadas por pessoal de segurança da TTC nos próximos dias.”
Os agentes especiais da TTC patrulham muitas das estações de metro da cidade e rotas de elétricos.
O chefe da Polícia de Toronto Mark Saunders, minimizou os riscos de segurança na cidade, durante o desfile do Pai Natal.
Ainda assim, o professor da Ryerson Arne Kislenko, especialista em relações internacionais e segurança nacional, disse que o Canadá está em risco devido à sua campanha de bombardeamentos contra o Estado Islâmico na Síria.
“O Estado Islâmico vê muito claramente o Canadá como uma extensão dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e outros países contra os quais eles estão a lutar.”
Kislenko também apontou que há uma abundância de “alvos fáceis” em Toronto, semelhantes aos que foram atingidos em Paris.
O presidente John Tory, entretanto, disse que os Torontenses devem “concentrar-se nas nossas liberdades e valores” – muitos compartilhados com os parisienses – na sequência do ataque e não deixar que a perspetiva de ataque terrorista mude a cultura da cidade.
Fonte: CBC News