
Lisboa, 16 nov (Lusa) – A necessidade de mais 1,4 mil milhões de euros no Novo Banco, decorrente dos testes de ‘stress’ realizados pelo BCE, poderá ter um impacto nos bancos que participam no Fundo de Resolução, apesar de o Banco de Portugal considerar “remota” essa possibilidade.
Os analistas contactados pela agência Lusa são unânimes em considerar que existe um risco de os bancos que participam no Fundo de Resolução, acionista do Novo Banco, terem de assumir novas responsabilidades, não através de um possível aumento de capital para suprir os 1,4 mil milhões de euros, mas através de uma maior diferença entre os 4,9 mil milhões de euros colocados pelo fundo no banco liderado por Stock da Cunha e o valor de uma futura venda.
João Pereira Leite, diretor de investimentos do Banco Carregosa, refere que esta situação “traz alguma pressão para o sistema financeiro português” e “não é uma boa notícia”.