TRUDEAU VAI REUNIR-SE COM PRIMEIROS-MINISTROS A 23 DE NOVEMBRO

trudeauO primeiro-ministro Justin Trudeau diz que convidou os líderes provinciais e territoriais para Otava para discutir os planos de mudanças climáticas do Canadá no final deste mês, antes do início de uma cimeira internacional sobre o clima em Paris.
Trudeau refere que a reunião de 23 de novembro vai incluir um briefing com cientistas do clima, seguido de um jantar de trabalho com os primeiros-ministros.
Trudeau convidou todos os líderes provinciais e territoriais para se juntarem a ele na COP21, a conferência do clima internacional patrocinada pela ONU, que começa a 30 de novembro na capital francesa.
O primeiro-ministro disse que a reunião em Otava é “para discutir exatamente o tipo de mensagem forte e coesa que estaremos a passar como canadianos em Paris na importante conferência COP21”.
Os Liberais têm se recusado a definir uma meta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa antes das conversações de Paris, mas a ministra do Meio Ambiente Catherine McKenna deu a saber que o objetivo existente definido em maio pelo anterior governo Conservador deve ser considerado como ponto de partida.
O governo salientou que as metas de emissões canadianas anteriores não foram alcançadas e que é mais importante trabalhar com as províncias para pôr em prática as políticas para enfrentar a mudança climática do que definir metas arbitrárias.
Embora Trudeau tenha convidado os primeiros-ministros para a conferência de Paris, ainda não está claro que o primeiro-ministro vai estar em França, ao mesmo tempo que os primeiros-ministros, alguns dos quais têm as suas próprias agendas de viagem.
Trudeau vai começar três semanas intensas de cimeiras internacionais na sexta-feira, altura em que ele voa para a Turquia para uma reunião do G20, onde a mudança climática também está na agenda.
A cimeira anual dos líderes do G20 é imediatamente seguida por uma cimeira de líderes para os países da Ásia-Pacífico, nas Filipinas, após o que Trudeau regressa ao Canadá para a primeira reunião do primeiro ministro antes de sair novamente para Londres, Malta e Paris.
Fonte: Canadian Press