

A PrairieSky Royalty Ltd., uma empresa de petróleo e gás, vai pagar $1,8 mil milhões para comprar “royalty assets” da Canadian Natural Resources Ltd.
A Canadian Natural Resources disse na segunda-feira que a PrairieSky vai pagar $680 milhões em dinheiro e cerca de 44.4 milhões em ações da PrairieSky por 81 por cento dos seus ativos.
A empresa, maior produtora de petróleo independente do Canadá, reduziu as previsões de gastos de capital para 2016 na semana passada e disse que estava a considerar um acordo para os seus “royalties” para angariar dinheiro.
Mas naquele tempo, o CEO Steve Laut disse que a empresa não teria pressa em concluir um acordo de royalty este ano, a menos que pudesse obter o valor integral para os ativos.
A PrairieSky e a Canadian Natural Resources retrataram o negócio de segunda-feira como uma fusão cooperativa.
Laut disse que a empresa examinou cuidadosamente várias alternativas a um acordo com a PrairieSky, mas decidiu que este foi o melhor negócio para os acionistas.
Os ativos vendidos consistem de cerca de 5,4 milhões de acres de terras (royalties) em todo o oeste do Canadá.
A Canadian Natural Resources preservou o direito de desenvolver partes de uma área denominada de Viking fairway, na parte Oeste de Saskatchewan, e disse que prevê perfurar poços dentro dos próximos dois anos.
A empresa prevê distribuir as ações PrairieSky pelos seus acionistas como um dividendo e pagar a dívida.
Com os preços do petróleo em níveis baixos, as empresas de desenvolvimento de petróleo estão a procurar maneiras de reduzir custos e pagar a dívida.
Fonte: CBC News