ECONOMISTAS DIZEM QUE OS FEDERAIS DEVEM DAR DINHEIRO PARA INFRAESTRUTURAS DIRETAMENTE ÀS CIDADES

Foto de arquivo. THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick
Foto de arquivo. THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick
Foto de arquivo. THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick
Foto de arquivo. THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick

Um grupo de economistas canadianos diz que o governo federal deve sair do negócio de financiamento de pequenos projetos de infraestrutura e dar mais dinheiro diretamente às cidades.
O estudo, liderado pelo economista Jack Mintz, diz que projetos de financiamento abaixo de 1 milhão de dólares carregam muitos custos administrativos adicionais que seriam mais bem direcionados para empreendimentos maiores, que podem levar mais tempo a ser construídos.
O grupo também argumenta que as cidades que supervisionam a maioria das infraestruturas no país devem ser autorizadas a pedir emprestado mais dinheiro para pagar os projetos e cobrar taxas aos utilizadores para pagar pela sua manutenção.
As recomendações são indicadas numa série de três trabalhos de pesquisa divulgados ontem pela Escola de Políticas Públicas da Universidade de Calgary que questionam a profundidade do défice da infraestrutura do Canadá.
Os Liberais prometeram aumentar os gastos na infraestrutura em quase 17 mil milhões de dólares ao longo dos próximos quatro anos, financiando o esforço através de três anos de défices que totalizam quase 10 mil milhões de dólares.
A promessa foi a pedra angular da campanha Liberal que deu ao partido um governo de maioria na eleição federal do mês passado.
Fonte: Canadian Press