
Justin Trudeau foi recebido como uma estrela de rock quando ele chegou à legislatura do Ontário, na terça-feira, para uma reunião com a primeira-ministra Kathleen Wynne, e recompensou os seus esforços de campanha em seu nome com uma promessa de ajuda federal para um plano de pensão provincial.
Wynne, um dos mais ardentes defensores de Trudeau durante a campanha federal, deu ao primeiro-ministro designado um grande abraço quando ele saiu do seu carro enquanto praticamente todo o gabinete Liberal e centenas de funcionários liberais aplaudiam e comemoravam.
Trudeau e Wynne reuniram-se por apenas meia hora no seu gabinete, antes de ambos saírem para assistir ao funeral de Ken Taylor, ex-embaixador no Irão.
Após a reunião, o gabinete de Wynne emitiu uma declaração dizendo que ela e Trudeau iriam ser “parceiros ativos” numa discussão nacional sobre o reforço das pensões, incluindo o Plano de Pensões do Canadá e o Plano de Pensão Reforma do Ontário (ORPP).
Isso é uma grande reversão da posição tomada pelo primeiro-ministro demissionário Stephen Harper, que recusara toda a cooperação federal com a ORPP, algo que ele descreveu como um imposto sobre os salários destruidor de postos de trabalho. Isso significa, também que o Ontário vai ter a mesma assistência federal sobre a sua pensão como Otava dá ao Quebec e Saskatchewan.
Wynne disse que o Ontário está a planear começar as deduções na folha de pagamento para a ORPP em 1 de janeiro de 2017, a menos e até que haja acordo para reforçar a CPP. Ela acrescentou que a única razão pela qual a pensão provincial foi concebida em primeiro lugar foi devido à recusa de Harper em considerar um aumento das deduções e benefícios ao abrigo da CPP.
Os dois líderes Liberais emitiram um comunicado conjunto dizendo que eles também falaram sobre a importância de investir na infraestrutura, o que é uma boa notícia para o plano do Ontário, em 10 anos, de 130 mil milhões de dólares para estradas, pontes e projetos de transporte público.
Eles também discutiram as alterações climáticas e a próxima reunião COP21, em Paris, e os seus compromissos de realizar um inquérito nacional sobre as mulheres e meninas indígenas assassinadas e desaparecidas.
Não houve menção se eles discutiram outras questões federais-provinciais, como o suicídio assistido ou a legalização da marijuana.
Após o encontro, Trudeau disse que ele e Wynne tiveram “apenas uma grande conversa sobre uma série de questões”.
A visita de Trudeau ao Queen’s Park mostra quão dramaticamente a relação do governo federal com o Ontário mudou desde que os Liberais venceram uma maioria na semana passada.
Wynne lançou uma campanha pública para conseguir uma reunião com Harper depois de ter ignorado todos os pedidos de uma reunião com o primeiro-ministro por mais de um ano, um exemplo da animosidade entre os dois governos que agora se foi.
Fonte: Canadian Press