
Madrid, 21 out (Lusa) – O ex-presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso considerou hoje que Portugal precisa de um Governo composto por forças políticas “coerentes e consistentes”, o que não existiria com partidos que se opõem ao projeto europeu.
“Houve uma força política que ganhou claramente as eleições, a coligação PSD/CDS-PP, com uma vitória clara, mas é verdade que não teve a maioria no parlamento. Por isso seria desejável que houvesse algum acordo entre forças políticas que partilham dos mesmos grandes objetivos, nomeadamente em termos europeus, porque senão não teremos estabilidade e sim um Governo assente numa solução inconsistente e incoerente”, disse Durão Barroso à entrada para o Congresso do Partido Popular Europeu (PPE), onde será agraciado com o prémio de Mérito do PPE.
A coligação PSD/CDS-PP ganhou as eleições legislativas de 04 de outubro, sem maioria absoluta, abrindo a porta a uma coligação de esquerda que está a ser negociada entre o segundo partido mais votado, o PS, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português (PCP).