

Professores e funcionários públicos em todo o Quebec estão a reiterar o seu compromisso de realizar uma série de greves rotativas a partir da próxima segunda-feira.
Mas, em vez de serem afetadas por um dia, as escolas podem ser encerradas por dois dias na próxima semana.
Os funcionários sindicalizados pertencentes à “Frente Comum” notificaram os empregadores que eles vão começar greves rotativas na próxima semana.
Essas greves vão começar em áreas rurais do Quebec na segunda-feira 26 de outubro, e terão lugar em e ao redor de Montreal na quarta-feira, 28 outubro, e quinta-feira, 29 outubro.
A Comissão Escolar de Montreal (CSDM) foi informada que os professores não vão trabalhar em 28 de outubro, e que o pessoal de apoio estará em greve no dia seguinte.
O presidente do CSDM, Robert Gendron, informou os pais na manhã de segunda-feira que todas as escolas serão fechadas por dois dias como resultado.
Na semana passada, professores da direção escolar Riverside na South Shore prometeram não ir trabalhar no dia 28 de outubro. Os seus homólogos da direção escolar de Inglês em Montreal (EMSB), a direção Lester B. Pearson, e a direção escolar Sir Wilfrid Laurier estão programadas para entrar em greve na quinta-feira 29 de outubro.
Os funcionários públicos estão a pedir um aumento salarial de 13,5 por cento ao longo de três anos. O governo provincial está a oferecer um aumento de três por cento ao longo de cinco anos. O governo também quer subir a idade da reforma de 60 para 62.
Cerca de um milhão de funcionários públicos em Quebec têm estado sem contrato desde 31 de março de 2015.
Os funcionários públicos estão a planear mais dias de greve em novembro e dezembro.
Fonte: CTV Montreal