CAMPEONATO DO MUNDO PREPARA BOMBEIROS PARA SALVAR VÍTIMAS EM “ACIDENTES BRUTAIS”

LusaLisboa, 17 out (Lusa) — Numa competição que praticamente não tem pausas e em cenários realistas de acidentes de viação, bombeiros de 23 países testam, em Lisboa, as “melhores e mais avançadas” técnicas de socorro, salvamento e desencarceramento usadas em todo o mundo.

Trata-se do World Rescue Challenge 2015 (WRC 2015), o maior campeonato do mundo de trauma e salvamento, que este ano se realiza pela primeira vez em Lisboa e põe à prova, até domingo, 33 equipas de bombeiros de desencarceramento e 34 em trauma, num total de cerca de 500 participantes.

A pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, foi o local escolhido para a competição, a decorrer desde quarta-feira numa organização da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD), representante do World Rescue Organization (WRO) em Portugal.