DUAS SONDAGENS COLOCAM LIBERAIS NA FRENTE

Justin Trudeau encontra-se com apoiantes em Otava - 26 de janeiro de 2015. FLICKR / Justin Trudeau
Justin Trudeau encontra-se com apoiantes em Otava - 26 de janeiro de 2015. FLICKR / Justin Trudeau
Justin Trudeau encontra-se com apoiantes em Otava - 26 de janeiro de 2015. FLICKR / Justin Trudeau
Justin Trudeau encontra-se com apoiantes em Otava – 26 de janeiro de 2015.
FLICKR / Justin Trudeau

A poucos dias do dia da eleição, os Liberais estão a afastar-se da concorrência, assumindo a liderança na intenção de voto em duas das mais recentes sondagens.

Uma sondagem Ipsos divulgada na terça-feira mostra que os Grits têm apoio de 37 por cento a nível nacional, que a agência de sondagens diz que foi impulsionado por ganhos no Ontário.

Os Conservadores estão em segundo lugar com 31 por cento, enquanto o NDP está na terceira posição com 24 por cento.

Os Liberais ganharam cinco pontos desde a semana passada, enquanto os Conservadores e Novos Democratas perderam dois pontos.

A Ipsos observou o apoio federal dos eleitores de 2 de maio de 2011 a 13 de outubro de 2015. IPSOS / Divulgação

No Ontário, os Liberais estão à frente dos Conservadores por 13 pontos, em 43 por cento e 30 por cento, respetivamente. O NDP tem 23 por cento de apoio.

A GTA continua a ser uma área muito disputada no que diz respeito à eleição. Na área 416, ou a própria Toronto, os Liberais têm 48 por cento de apoio contra 27 por cento dos Conservadores. Os Liberais também têm uma vantagem considerável na região 905 com 48 por cento, enquanto os Conservadores têm 36 por cento de apoio.

A sondagem, que foi conduzida para a Global News, entrevistou 1.349 eleitores entre 9-13 de outubro e tem uma margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais.

Os números da Ipsos estão muito equiparados a um inquérito da Ekos Politics que mostra que os Liberais estão na frente com 36 por cento de apoio, seguido pelos Conservadores com 31 por cento. O NDP está num distante terceiro lugar, com 21 por cento.

O inquérito da Ekos entrevistou 1.115 eleitores entre 10-12 de outubro, e a sua margem de erro é de mais ou menos 2,9 pontos percentuais.

De acordo com essa sondagem, os Liberais não só tiveram ganhos consideráveis no Ontário, mas também no Quebec.

No Ontário, os Liberais têm 43 por cento de apoio, seguindo pelos Conservadores com 31 por cento e o NDP com 17 por cento.

Em Quebec, os Liberais têm uma vantagem de 14 pontos sobre os Conservadores, em 31 por cento e 17 por cento, respetivamente. Eles também estão à frente do NDP, que tem apoio de 30 por cento naquela província.

A Ekos Polítics observou as intenções de voto federal de 31 de agosto a 10 de outubro de 2015.
EKOS POLITICS / Divulgação

Fonte: Citynews