CANADIANOS SENTEM QUE FEDERAIS NÃO FIZERAM O SUFICIENTE PARA PROTEGER OS INTERESSES DO CANADÁ NAS NEGOCIAÇÕES TPP

Produtores de leite participam de um protesto no centro de Otava - 29 de setembro de 2015. (Sean Kilpatrick/The Canadian Press)
Produtores de leite participam de um protesto no centro de Otava - 29 de setembro de 2015. (Sean Kilpatrick/The Canadian Press)
Produtores de leite participam de um protesto no centro de Otava - 29 de setembro de 2015. (Sean Kilpatrick/The Canadian Press)
Produtores de leite participam de um protesto no centro de Otava – 29 de setembro de 2015. (Sean Kilpatrick/The Canadian Press)

Os canadianos acreditam que o governo não fez o suficiente para proteger os interesses do Canadá nas negociações comerciais da Parceria Trans-Pacífico, de acordo com um novo inquérito realizado pela Nanos Research para a CTV News e The Globe and Mail.
O inquérito da Nanos foi concluído pouco antes do anúncio do acordo comercial TPP em 5 de outubro, em que o Canadá e 11 outros países chegaram a um acordo preliminar sobre um enorme bloco comercial no Pacific Rim. Se for ratificado pelos governos participantes, o acordo irá abranger cerca de 40 por cento da economia do mundo e eliminar barreiras para certas exportações canadianas.
Foi perguntado aos canadianos se eles estavam confiantes de que o governo federal tinha feito um bom trabalho na defesa dos interesses do Canadá nas negociações comerciais. Pouco menos de metade dos canadianos inquiridos não estavam confiantes (32 por cento) ou de alguma forma pouco confiantes (16 por cento) que o governo tinha feito um bom trabalho na defesa dos interesses do Canadá.
Comparativamente, 18 por cento estavam confiantes, e 24 por cento estavam um tanto confiantes de que eles tinham feito um bom trabalho. Onze por cento dos inquiridos não tinham certeza.
Quando perguntado em qual partido federal confiavam mais para proteger os interesses do Canadá num acordo comercial, o inquérito constatou que os Liberais e os Conservadores estavam empatados, com 30 por cento dos canadianos a confiar de forma igual em cada partido para proteger os interesses do Canadá. O NDP ficou em terceiro lugar com 22 por cento.
Cinco por cento dos canadianos confiavam mais no partido Os Verdes, enquanto dois por cento confiavam mais no Bloc. Dez por cento não tinham certeza.
Quase três quartos dos canadianos disseram que estavam preocupados com um potencial impacto negativo sobre os produtores de leite como resultado do TPP, com 39 por cento a afirmar que um impacto negativo seria importante para eles, e 34 por cento a apontar que seria de alguma forma importante para eles.
E três em quatro canadianos disseram que um impacto negativo sobre a indústria automóvel, como resultado do TPP, seria importante (35 por cento) ou de alguma forma importante (40 por cento) para eles.
Metodologia do Inquérito
A Nanos Research conduziu um inquérito aleatório híbrido (online e telefónico) através de RDD (marcação de números aleatórios) – amostra dupla quadro (linhas telefónicas e de telemóvel) – junto de 1.000 canadianos, de 18 anos de idade ou mais velhos, entre 3 e 5 de outubro de 2015, como parte de um inquérito abrangente.
Os resultados foram estatisticamente controlados e ponderados por idade e sexo usando as mais recentes informações do Censos e a amostra é estratificada geograficamente para ser representativa do Canadá. A margem de erro para um inquérito aleatório de 1.000 canadianos é de ± 3,1 pontos percentuais.