
O líder Conservador Stephen Harper diz que, se reeleito em outubro, o seu governo continuará a investir na expansão dos serviços da TTC para ajudar a reduzir o congestionamento do tráfego em Toronto.
“Continuamos a fazer investimentos em larga escala … no sistema de Scarborough, na linha de Sheppard, na extensão do metro (Spadina) para norte. Vamos continuar a investir na TTC”, garantiu Harper na terça-feira, durante uma entrevista exclusiva com o pivot da CTV Toronto Ken Shaw.
Em junho, o líder Conservador anunciou que o governo federal iria pagar até um terço do custo do ambicioso programa SmartTrack do presidente John Tory de 8,5 mil milhões de dólares, o qual irá prolongar a rede de transporte existente da cidade para oeste, até Mississauga, para leste, ao longo de Scarborough, e para norte, até Markham.
Harper salientou que o seu apoio ao SmartTrack faz parte de um significativo investimento de um governo Conservador na infraestrutura de transporte público em todo o país.
O plano, que Tory chamou de SmartTrack durante a sua campanha eleitoral, vai ver 53 quilómetros de caminho de ferro acima do solo adicionados ao sistema de metro da cidade, ligando Scarborough, o centro de Toronto e Etobicoke. Tory prometeu 22 novas estações de metro, muitas das quais serão construídas ao longo das vias GO Transit existentes para criar uma maior sobreposição entre as duas redes de trânsito.
A eleição federal está marcada para o dia 19 de outubro.