PASSOS DIZ QUE JÁ NÃO HÁ RESTRIÇÕES NAS PENSÕES E DÁ COMO CERTA DEVOLUÇÃO DE IRS

LusaGuimarães, Braga, 27 set (Lusa) – O presidente do PSD disse hoje aos pensionistas que já não há restrições nas pensões nem lhes será pedido um contributo adicional e deu como certa a devolução de “parte importante” da sobretaxa de IRS.

Num almoço comício da coligação PSD/CDS-PP em Guimarães, Pedro Passos Coelho, voltou a falar para “quem esteve na primeira linha das dificuldades e dos sacrifícios”, começando pelos reformados “que também pagaram uma fatia dessas dificuldades”, a quem disse: “Já não temos a necessidade como tivemos antes de, em certas circunstâncias difíceis, lhes pedir ainda um contributo adicional. Não é uma promessa vaga. Nós já hoje não temos qualquer medida de restrição nas pensões”.

Depois, dirigiu-se aos contribuintes que “fizeram realmente um esforço muito grande”, e referiu-se à sobretaxa de IRS. “Assumimos este compromisso: se a receita fiscal no IVA e no IRS ficar acima do que nós projetamos, então tudo o que vier a mais será devolvido aos contribuintes. E sabemos hoje que estamos em condições em 2016 de cumprir essa norma do Orçamento e que eles irão receber uma parte importante dessa sobretaxa”, afirmou.