
Lisboa, 24 set (Lusa) – A porta-voz do BE, Catarina Martins, considerou hoje “verdadeiramente inaceitável” que a Comissão Europeia tenha entrado na campanha eleitoral de Portugal para dizer que “quando o défice é para o sistema financeiro, pode ser”.
O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, considerou hoje que o impacto da operação de capitalização do Novo Banco no défice de 2014 é uma questão meramente contabilística e que não exige medidas orçamentais compensatórias.
“Isto é Bruxelas a entrar na campanha eleitoral em Portugal e é verdadeiramente inaceitável que assim seja. A Comissão Europeia vem dizer que quando é para dar mais dinheiro à finança pode ser sempre. Quando é para as pensões, para os salários, para a saúde, para a educação, aí nenhuma décima do défice podia resvalar. Quando é para o sistema financeiro, a Comissão Europeia vem dizer que afinal já não conta”, criticou Catarina Martins em declarações aos jornalistas no final de uma arruada que desceu a Rua Morais Soares, em Lisboa.