
A menos de uma semana das eleições, o NDP e os liberais de Ontário divulgaram, a 21 de fevereiro, a sua lista completa de promessas de campanha, com os respetivos custos estimados. O Partido Conservador e o Partido Verde publicaram as suas propostas no início da corrida eleitoral.
Os liberais de Ontário, liderados por Bonnie Crombie, prometem 65 mil milhões de dólares em novas despesas ao longo de quatro anos e mais de 28 mil milhões de dólares em poupanças e eficiências, num programa eleitoral que dizem não incluir novos impostos nem aumentos fiscais.
Crombie também destacou algumas promessas ainda não anunciadas na área da educação, incluindo a construção de 90 novas escolas, a redução do rácio aluno/professor e a diminuição para um ano da duração dos cursos das faculdades de formação de professores.
O programa eleitoral dos liberais estima que as suas promessas em matéria de cuidados de saúde custarão 29 mil milhões de dólares ao longo de quatro anos. Já as medidas relacionadas com habitação, tarifas e reduções fiscais totalizam um custo estimado de 26 mil milhões de dólares no mesmo período.
O programa eleitoral do NDP, liderado por Marit Stiles, promete 70 mil milhões de dólares em novas despesas ao longo de três anos, acompanhadas por 37 mil milhões de dólares em novas receitas e poupanças, incluindo o aumento do imposto sobre mais-valias, a criação de novos escalões para rendimentos mais elevados e a introdução de um imposto sobre residências de luxo.
A líder do NDP já anunciou a maior parte das promessas do partido, incluindo um desconto mensal para compras de mercearia, a garantia de acesso a um médico de família para todos, a criação de um construtor público para 300 mil casas a preços acessíveis e a implementação de um programa universal de alimentação escolar.
O NDP propõe ainda um investimento de 10,5 mil milhões de dólares ao longo de três anos na saúde pública, um plano de construção de habitação de 7,5 mil milhões de dólares e um desconto na alimentação escolar no valor de 11 mil milhões de dólares durante esse período.
O líder dos conservadores progressistas, Doug Ford, está em Washington, D.C., pela segunda vez durante esta campanha eleitoral, para mais uma ronda de reuniões com o objetivo de responder às ameaças tarifárias dos Estados Unidos da América (EUA).
