
Um novo relatório do Instituto Fraser estima que em 2016 mais de 63 mil canadianos viajaram para o exterior para procurar atendimento médico.
O grupo de especialistas diz que isso representa um aumento de quase 40 por cento em relação ao ano anterior, e pode estar relacionado com os longos tempos de espera para procedimentos médicos no Canadá. Mas um professor adverte que os dados são baseados apenas nas estimativas, tornando-os altamente questionáveis.
Uma vez que não há dados prontamente disponíveis sobre os canadianos que deixaram o país em busca de cuidados médicos, o Instituto Fraser baseou-se em pesquisas de médicos canadianos em 12 especialidades, incluindo neurocirurgia, cirurgia ortopédica, cirurgia cardiovascular, urologia e oncologia.
O Instituto Fraser refere que as três principais províncias de onde mais pacientes viajaram para o exterior em busca de tratamento são:
• Ontário: 26 513 pacientes
• Colúmbia Britânica: 15 372 pacientes
• Alberta: 9 067 pacientes
O relatório aponta que “uma explicação” para os pacientes que saem do país pode ser os longos tempos de espera no Canadá. Também observa que alguns pacientes podem ser aconselhados a viajar para o exterior para procurar tratamento, em detrimento do sistema público de saúde, porque a cirurgia ou o equipamento que eles precisam não estão disponíveis na sua jurisdição.
O governo canadiano lembra que, embora os canadianos possam procurar cuidados médicos em outros países, eles precisam estar cientes dos riscos envolvidos.
Fonte: CTV News