61% DOS CANADIANOS VEEM ECONOMIA COM PESSIMISMO

Foto: AnnaShvets/Pexels
Foto: AnnaShvets/Pexels

61% dos canadianos acham que a situação económica do país é má, valor que duplicou face ao ano passado. A conclusão consta de um novo inquérito, que revela que o pessimismo aumentou mais no Canadá do que noutros países.

A confiança na economia canadiana registou uma queda dramática durante o verão, em plena pandemia da covid-19. Uma tendência verificada em todo o mundo, mas mais acentuada no Canadá do que em qualquer outro país incluído num novo estudo feito à escala internacional.

61% dos canadianos inquiridos descrevem a atual situação económica do país como sendo má, mais do que o dobro dos 27% que disseram o mesmo no ano passado. Os demais países inquiridos também manifestaram um pessimismo acrescido, mas o diferencial anual de 34% do Canadá foi maior do que nas outras nações.

Nos Estados Unidos, 69% acreditam que a economia está mal, em comparação com 30% que discordam. Uma descoberta quase em linha com a média dos 14 países inquiridos. No geral, 68% vêm a situação económica com maus olhos, em contraste com os 31% que estão otimistas.

Em quase nenhum país houve uma maioria a manifestar confiança na economia. Apenas na Europa, na Dinamarca e na Suécia, 74% e 68% dos inquiridos, respetivamente, dizem que a situação económica do seu país é boa.

O inquérito foi conduzido pelo Pew Research Center. No Canadá, foram entrevistados 1.037 adultos entre 15 de junho e 27 de julho.