

Meio século depois que o primeiro ‘Caribana’ deixou uma marca indelével na cidade, os foliões começaram oficialmente na terça-feira o 50º aniversário do Carnaval Caribenho de Toronto, na Nathan Phillips Square.
O lançamento incluiu um show cultural de apresentação do festival, previsto para começar no dia 17 de julho. Três grupos com laços profundos ao festival foram apresentados: a Toronto Mas Bands Association, a Organization of Calypso Performing Artistes e a Ontario Steelpan Association.
O carnaval anual, anteriormente conhecido por Caribana, até que uma disputa de marca registada forçou uma mudança de nome, é uma celebração de todas as coisas do Caribe. Música, dança, regalia colorida desta ilha inconfundível que atrai grandes multidões à cidade.
O primeiro festival foi realizado em parte como um evento do centenário em 1967, com apoio financeiro e logístico dos governos das nações caribenhas. Cerca de mil pessoas apareceram, e foram presenteadas com algo que nunca tinham visto nas ruas de Toronto.
Nos anos mais recentes, o Festival do Caribe de Toronto sempre atraiu mais de um milhão de pessoas à cidade. De acordo com o Festival Management Committee, isso equivale a um impacto económico de cerca de 338 milhões de dólares em termos de PIB em 2014.
Ao longo dos seus 50 anos, o festival tornou-se um evento histórico para a comunidade caribenha de Toronto e uma comunidade negra mais ampla.
O festival vai decorrer até 7 de agosto com eventos planeados em toda a cidade.
Fonte: CBC News