48 Casos de síndrome neurológica fatal na província de New Brunswick

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Em New Brunswick, uma doença neurológica misteriosa intriga médicos e especialistas. Confira os detalhes.

Um mistério médico ainda sem solução à vista. Segundo as autoridades de saúde da província de New Brunswick aqui no Canadá, 48 pessoas na península canadiana foram identificadas com uma síndrome neurológica desconhecida e de causas ainda inexplicáveis.

Segundo as investigações, os primeiros sintomas podem ter aparecido em alguns dos pacientes desde 2013, mas só foi no início de 2020 que diversos médicos da província perceberam uma possível ligação entre os pacientes.

Os médicos notaram que diversas pessoas de uma mesma região apresentavam sintomas neurológicos muito parecidos, um facto muito raro. Isso indicou aos médicos que poderia tratar-se de uma doença em comum. Até ao momento, 6 mortes decorrentes da síndrome foram registadas.

Com idades que variam entre os 18 e 85 anos, atingindo igualmente homens e mulheres, os pacientes apresentam sintomas neurológicos bastante peculiares, entre eles, problemas de memória, falta de equilíbrio e quedas, visão turva, alucinações e mudanças de comportamento.

Apesar de um extenso número de exames conduzido aos pacientes, os especialistas não conseguiram diagnosticar que doença estaria por detrás da síndrome de New Brunswick, e não descartam a possibilidade de ser uma doença nova e desconhecida.

Segundo o neurocirurgião e pesquisador Luiz Severo, há diversos fatores externos que devem ser investigados pela vigilância epidemiológica como possíveis causas desta síndrome.

Inicialmente, os médicos de New Brunswick cogitaram que a síndrome poderia tratar-se da rara e fatal doença de Creutzfeldt-Jakob, a forma humana da doença das vacas loucas. Esta doença não é causada por vírus ou bactérias, mas sim por priões, um tipo de proteína infecciosa sem DNA ou RNA, que se liga às proteínas dos neurônios no cérebro, causando desdobramentos anormais, que levam à morte de neurônios e a danos cerebrais irreversíveis. O cérebro é transformado numa espécie de estrutura porosa e esponjosa. A doença não tem cura e é fatal.

A primeira hipótese levantada sugeria que pacientes poderiam ter-se infectado com priões durante cirurgias às cataratas feitas na região. Mas após testes negativos nos fluidos cerebroespinhais dos doentes e o aparecimento de jovens com os mesmos sintomas neurológicos, a doença de Creutzfeldt-Jakob foi descartada como causadora da síndrome.

Segundo o neurocirurgião Luiz Severo, diante da semelhança da síndrome de New Brunswick com a doença de Creutzfeldt-Jakob, uma possível linha de investigação seria uma mutação do prião

Outra linha de investigação seriam toxinas presentes em animais, como peixes, um produto típico da região onde os casos foram detectados.

As autoridades de New Brunswick pedem calma e cautela, e dizem que estão a conduzir uma profunda investigação ao lado da Health Canada e dos departamentos de agricultura, pesca e do meio ambiente em busca da origem desta misteriosa síndrome. A província pede que pessoas que tiverem sintomas semelhantes procurem um médico imediatamente.