
A noite de 20 de fevereiro ficou marcada pela vitória do Canadá sobre os Estados Unidos da América (EUA), por 3-2, numa emocionante final do 4 Nations Face-Off de hóquei no gelo.
A última vitória do Canadá sobre os EUA, também por 3-2 no prolongamento, aconteceu nos Jogos de Vancouver em 2010, quando Sidney Crosby marcou o golo de ouro.
Connor McDavid, capitão dos Edmonton Oilers, recebeu um passe de Mitch Marner à frente da baliza e rematou contra Connor Hellebuyck, marcando o golo da vitória aos 8:18 do prolongamento e dando início a grandes festejos. Nathan MacKinnon e Sam Bennett marcaram os golos do Canadá no tempo regulamentar.
O jogo, que atraiu as atenções do mundo desportivo norte-americano, teve como pano de fundo o aumento das tensões políticas entre os dois países, provocadas pelas ameaças tarifárias e de anexação do Canadá como o 51.º estado dos EUA.
Os adeptos, vestidos com camisolas de ambas as equipas, reuniram-se em ruas, bares e em espaços em torno da arena do TD Garden para assistir ao jogo. Muitos levavam cartazes, incluindo um adepto canadiano que exibia a mensagem: “Bem-vindos aos EUA – a 11.ª província do Canadá.”
A equipa canadiana foi fortemente vaiada dentro da arena por adeptos americanos, em resposta às vaias semelhantes ouvidas em Montreal no início da competição, após as ameaças de Donald Trump.
Trump publicou nas redes sociais que estava a assistir ao jogo, e a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que estavam ansiosos por uma vitória dos EUA.
Mas a vitória foi do Canadá, e o primeiro-ministro Justin Trudeau não demorou a reagir nas redes sociais, partilhando um vídeo onde mostra a sua reação entusiasta.
“Não podem tirar o nosso país – e não podem tirar o nosso jogo”, sublinhou Trudeau nas suas publicações eufóricas, incluindo essa legenda num vídeo onde aparece a celebrar com Marc Miller, ministro da Imigração.
O líder do NDP, Jagmeet Singh, também celebrou nas redes sociais, partilhando uma fotografia com uma camisola de McDavid, com a legenda “O hastear da bandeira canadiana em Boston, que bonito de se ver. Canadá para sempre!”
O líder conservador Pierre Poilievre também se congratulou pela vitória nas redes sociais. “O jogo do Canadá. O legado do Canadá. O verdadeiro Norte, forte, livre e dourado”, lê-se na publicação.
No final do jogo, a NHL também celebrou nas redes sociais, partilhando um vídeo que mostra o orgulho da equipa do Canadá na vitória, ao som do hino nacional.
Nas redes sociais, vários adeptos de hóquei, tanto no Canadá como internacionalmente, demonstraram apoio à seleção canadiana, não apenas pelo desempenho desportivo, mas também nas disputas políticas com os EUA, partilhando memes e mensagens irónicas.