
A Casa da Madeira em Toronto realizou de 13 a 21 de abril a sua 31º Semana Cultural Madeirense. Um evento bastante aguardado não só pela comunidade madeirense, mas um pouco por todos os portugueses que vivem na cidade.
A Semana Cultural Madeirense tenta promover e divulgar o que é a cultura madeirense . Durante uma semana as portas da sede encontraram-se abertas ao público onde podiam ser vistas várias exposições de artefatos como, por exemplo, o bordado tão tradicional da Madeira ou os famosos cestos de vime, que é uma das principais indústrias da Madeira.
Este ano a exposição tentou ser dirigida aos mais jovens. Foram exibidos vídeos e slides com o uso de uma linguagem mais coloquial para ajudar na compreensão da cultura desta região, e também para a sua promoção em gerações mais novas, para que a cultura desta ilha não seja perdida nos luso-descendentes.
Durante a semana houve também vários jantares com sabores bem tradicionais da Madeira como a espetada e o bolo do caco.
O Conselheiro Permanente das Comunidades Madeirenses no Canadá, José Rodrigues, referiu a importância do evento: “É através da Casa da Madeira, que representa a comunidade em Toronto, que temos a oportunidade de uma vez por ano de criarmos esta Semana Cultural, e abrir as portas a toda a comunidade para que possam passar por aqui, e ver não só o ambiente festivo, neste quadro bem madeirense, mas também um pouco dos elementos que identificam e trasmitem um pouco daquilo que é a nossa cultura.”
José de Freitas, presidente da assembleia geral da Casa da Madeira e também ensaiador do rancho folclórico da mesma casa, referiu que todas as semanas culturais madeirenses são marcadas pela diferença, e que esta foi uma semana bastante forte e muito divertida. Não deixou também de enaltecer o apoio de José Rodrigues que foi uma mais valia para a organização da exposição que decorava as paredes da Casa da Madeira.
Este ano a semana cultural recebeu cerca de mil visitantes e no seu encerramento , no sábado dia 21 de abril, foram muitos os que não quiseram faltar ao espetáculo protagonizado por Dinis Cruz e Décio Gonçalves que animaram a última noite da 31º Semana Cultural Madeirense.