2 POLICIAS MORTOS E 9 FERIDOS NO BALANÇO DE 2013

policiaO balanço vem no relatório Anual de Segurança Interna indica que o ano passado, dois polícias foram mortos em serviço no ano passado e nove ficaram feridos, com necessidade de internamento hospitalar.
As vítimas mortas em serviço no ano passado pertenciam à GNR e à Polícia Marítima, enquanto a maioria dos feridos internados faziam parte da PSP e PJ.
Ainda em 2013, em consequência da atividade operacional das forças e serviços de segurança ficaram feridos 645 elementos policiais, dos quais 356 tiveram que receber tratamento hospitalar.
A maioria dos polícias feridos em serviço pertence à Polícia de Segurança Pública e face ao ano anterior, registou-se, em 2013, mais uma morte de elementos policiais e um decréscimo do número de feridos com internamento (menos dois), sem internamento (menos 41) e sem necessidade de tratamento médico (menos 78).
A PSP registou ainda danos em 92 viaturas em resultado da atividade operacional, mais 19 do que em 2012, cujo valor não foi ainda identificado, enquanto que a Polícia Marítima contabilizou danos em quatro veículos e numa embarcação.
O relatório dá conta ainda que a segurança privada tem vindo a ser infiltrada por grupos criminosos ligados à extorsão, tráfico de droga e de seres humanos, comércio ilegal de armas, lenocínio e auxílio à imigração ilegal.
Em resultado do trabalho das polícias, duas pessoas foram mortas, tendo uma delas resultado de despiste de motociclo na sequência de perseguição policial, e 31 ficaram feridas, 19 das quais tiveram de receber tratamento hospitalar.