
Cerca de 220 mil alunos do 4.º e 6.º ano realizaram esta segunda-feira e vão realizar na quarta-feira, a primeira fase das provas finais de Português e Matemática, sendo vigiados por 20 mil professores.
Esta segunda-feira de manhã, 1.088 escolas receberam os alunos do 1.º ciclo para a prova de Português do 4.ºano composta por 14 páginas. Da parte da tarde, um número maior de escolas cerca de 1150 acolheram os alunos do 6.º ano para a prova final.
Dois dias depois, os alunos realizam a prova de Matemática e, novamente, os mais novos fazem o exame de manhã e os mais velhos vão dar provas do que sabem durante a tarde.
Os resultados serão afixados a 12 de junho e, pela primeira vez este ano, os alunos do 6.º ano poderão também ter acompanhamento extraordinário, tal como aconteceu no ano passado com os alunos do 4º ano que mostraram ter algumas dificuldades nas provas.
Após a realização das reuniões de avaliação, já com o conhecimento e com a ponderação dos resultados da 1.ª fase das provas, aos alunos que não obtenham aprovação final será possibilitada, com a concordância dos encarregados de educação, a frequência daquele período, que decorrerá até 04 de julho. Estes alunos terão assim uma nova oportunidade, podendo repetir as provas na segunda fase após um acompanhamento mais direcionado, segundo o Ministério da Educação e Ciência.
Terminado o acompanhamento, os alunos realizam a segunda fase das provas, marcada para 09 e 14 de julho (Português e Matemática, respetivamente).
Estas provas têm um peso de 30% na avaliação final, e, este ano, o processo de vigilância das provas envolve cerca de 10 mil professores, em cada ciclo.
Os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) beneficiam de condições especiais para a realização das provas, como por exemplo em Braille, com ampliação, leitura de enunciado, maior tempo de tolerância, utilização de computadores, equipamento ergonómico, ficha A (alunos disléxicos) ou provas adaptadas ao nível de escola.
Depois dos exames realizados pelos alunos do 1.º e do 2.º ciclo, chega a vez dos estudantes do 3.º ciclo e do secundário: a 17 de junho os alunos do 9º e 11º anos realizam o seu primeiro exames, enquanto os alunos do 12.º ano estão convocados para o dia seguinte (18 de junho). Os exames nacionais terminam apenas no final de julho.
