150 anos RCMP: Autoridade apresenta plano estratégico para 2023

FOTO: RCMP TWITTER
FOTO: RCMP TWITTER

Nesta terça-feira, dia 23 de maio, a Royal Canadian Mounted Police cumpre 150 anos de vida. Também hoje, a força policial apresentou o plano estratégico para 2023. Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, fala numa das organizações “mais respeitadas do mundo”.

Quando os líderes fundadores do Canadá conceberam pela primeira vez um serviço de polícia federal, a história diz-nos que se tratava apenas de uma medida de emergência, um plano de contingência para fazer cumprir as leis canadianas, no que era então conhecido como os North-West Territories.

O dia em que o Parlamento votou a criação do serviço, a 23 de maio de 1873, é agora reconhecido como a fundação oficial do que viria a ser a RCMP.

“Durante um século e meio, a Royal Canadian  Mounted Police serviu e protegeu os canadianos. Hoje, agradecemos a todos os funcionários da RCMP, passados e presentes, pela sua dedicação, empenho incansável e contribuições significativas para o nosso país”, escreveu Justin Trudeau numa declaração.

O primeiro-ministro canadiano continuou dizendo que “a RCMP é uma das organizações policiais mais respeitadas do mundo – e continua empenhada em tornar-se uma organização policial mais moderna, inclusiva, responsável e de confiança para todos os canadianos.”

Vários eventos no dia da celebração, segundo o serviço, destinaram-se a demonstrar orgulho, mas também humildade e reconciliação.

Os oficiais da RCMP desempenharam papéis importantes na história do Canadá, tentando manter a ordem durante a Corrida do Ouro de Klondike e servindo como a principal agência de informação do Canadá durante a Guerra Fria.

Mas, também desempenharam papéis mais sombrios no último século e meio, incluindo a repressão de revoltas indígenas e a atuação como “agentes de faltas” para obrigar à frequência de escolas residenciais.

Atualmente, os ‘Mounties’ são responsáveis pelo policiamento nacional e rural, em diferentes graus, em todo o Canadá.

Em data de aniversário, a RCMP está a promover o plano estratégico para 2023 para “abordar questões de confiança”, embora o plano não entre em pormenores.

O plano inclui o recrutamento de pessoas de diversas origens e a abordagem do racismo sistémico, sendo mais transparente em relação a eventos graves e melhorando os esforços de reconciliação com os povos indígenas.

“Ao marcarmos este aniversário, reconhecemos que, embora os erros do passado não possam ser esquecidos, podemos aprender com eles. A RCMP continuará a apoiar a cura e a reconciliação, enquanto continua a manter as nossas comunidades seguras, agora e no futuro”, referiu Justin Trudeau, no final da declaração divulgada no site oficial do primeiro-ministro do Canadá.