13 Marchas animam festa do São João em Vila Franca do Campo

Foto: José Raimundo
Foto: José Raimundo

Uma multidão de pessoas encheu as ruas de Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, durante as festas de São João da Vila. Foram duas semanas de muita festa. Um dos pontos altos, claro, foram as marchas populares, que o Correio da Manhã Canadá fez questão de acompanhar.

Dos mais novos, aos mais velhos, a alegria foi transversal. E não é de espantar. Há dois anos que as marchas estavam impedidas de sair no São João, em Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, por causa da pandemia.

Há quem diga que o número 13 é sinónimo de azar. Mas nesta festa, não houve espaço para interpretações negativas. Os açorianos voltaram a mostrar o seu amor às tradições, com cor, dança e muita música.

As festas de São João da Vila decorreram de 7 a 26 de junho. Contaram com uma série de iniciativas, passando pelo desporto, pelo teatro, pela dança e pela música. Um dos pontos altos foram as marchas, nas noites de 23 e 24.

O São João da Vila em Vila Franca do Campo é considerado um dos programas mais antigos de marchas populares dos Açores.

Apesar das festas não se resumirem às marchas, é graças a estas celebrações que milhares de pessoas enchem as ruas, tornando Vila Franca do Campo um dos locais de referência dos santos populares em Portugal.