

É um poema, um projeto de vídeo e uma ode a Toronto.
Tem o nome de 100 Outside Voices. Vai apresentar 100 linhas lidas por 100 atores em 100 locais diferentes em Toronto.
É uma colaboração, com certeza. Mas para lá dos 100 participantes, as duas pessoas por trás do projeto são Mitchell Cushman, o diretor artístico do lado da Outside the March Theatre Company que está a produzi-lo, e Vanessa Smythe, uma atriz e poeta de desempenho que foi contratada para o escrever.
A empresa de Cushman trabalha em projetos em locais específicos, à procura de lugares inesperados para interpertar. Eles realizaram produções em aulas do jardim de infância, parques, igrejas, com paramédicos e na The Danforth.
Mas para este, o sexto ano em que a empresa tem estado a trabalhar, ele queria fazer algo para prestar homenagem a Toronto.
Todas as 100 linhas serão filmadas em smartphones, dando às cenas uma visão mais realista da cidade, ou pelo menos o modo como, muitas vezes, vemos a cidade em 2016.
Smythe foi convidada a escrever o poema como um poeta de desempenho. Ela já interpretou em Toronto, Nova Iorque, Edimburgo e em outros lugares.
Quando ouviu o conceito, ela foi deambulando pela cidade à procura de inspiração. Ela revisitou alguns dos seus pontos de referência favoritos. Ela colocou a mão sobre a Torre CN, recordando alguns dos momentos que ela partilhou com as pessoas ao redor da cidade.
O projeto está em modo de angariação de fundos. Para uma doação de $100, uma pessoa pode desbloquear uma linha de poesia, e tornar-se o patrono de um dos 100 artistas. O link para a angariação de fundos pode ser encontrada em http://100-voices.com.
Os criadores esperam desvendar o poema de forma pública este outono – talvez durante o Nuit Blanche.
Fonte: CBC News