UNIVERSIDADE DE TORONTO REFORMULA SERVIÇO DE ACONSELHAMENTO PARA CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

university-of-torontoA Universidade de Toronto implementou um novo serviço de saúde mental e aconselhamento para melhor atender os alunos, incluindo aqueles que foram vítimas de violência sexual, diz o seu vice-presidente para a vida estudantil.
As mudanças seguem-se a uma investigação da CBC News em fevereiro, na qual uma aluna disse que a escola não conseguiu ajudá-la, tanto emocional como academicamente, depois que ela relatou uma agressão sexual por parte de um colega de sala de aula.
A estudante, que a CBC concordou não identificar, contou que ela foi abusada sexualmente após consumir uma bebida que ela acredita que pode ter sido misturada com uma droga.
Ela refere que o incidente a deixou deprimida e incapaz de frequentar as aulas, e que um mês depois ela decidiu procurar a ajuda de aconselhamento e serviços psicológicos da Universidade de Toronto.
Lá, conta, ter-lhe-á sido dito: ‘Se não apareceres na aula, então ele sai vencedor’. “Eles fizeram parecer que não havia nada que eu pudesse fazer, se não calar-me, lidar com isso e ir para a aula.”
Em setembro, pouco antes do início do novo ano escolar, a aluna reuniu-se com representantes do Centro de Saúde e Bem-Estar da universidade, e foi-lhe dito que “a história da CBC levou a uma série de mudanças”.
Ela foi informada que agora terão um plano mais abrangente para lidar com estupro e agressão sexual no campus e que a escola “iria atualizar todo o seu sistema”.
Lucy Fromowitz, vice-presidente assistente para o departamento estudantil da Universidade de Toronto confirmou à CBC News que, após uma avaliação de dois anos do quadro da saúde mental da escola, que incluiu o feedback dos alunos e melhores práticas clínicas, os administradores juntaram os serviços de saúde e aconselhamento e serviços psicológicos num único ponto de entrada para os estudantes.
O website atualizado da universidade descreve isso como uma forma de “fornecer um caminho claro para o atendimento individualizado”.
Durante o verão, os responsáveis também acrescentaram mais formação para a sua equipa de saúde e bem-estar para tentar garantir que todos estariam cientes e preparados para ajudar com acomodações académicas quando surgissem estes casos individuais.