TRUDEAU FAZ A 16ª VIAGEM AOS EUA PARA “VENDER” O ACORDO NAFTA

Imagem: CP
Imagem: CP

Como a data limite para concluir as negociações para um novo Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA, na sigla em inglês) se aproxima no final desta semana, Trudeau iniciou hoje uma excursão de três dias pelos EUA com um discurso de formatura da Universidade de Nova York no Yankee Stadium, no Bronx.

Será a segunda vez este ano que uma plateia de estudantes americanos irá ouvir Trudeau falar sobre a importância da relação comercial Canadá-EUA e por que o NAFTA precisa ser renovado.

Em fevereiro, Trudeua disse aos estudantes da Universidade de Chicago, que destruir o NAFTA – uma ameaça repetidamente feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – prejudicaria milhões de americanos.

Fonte próxima de Trudeau disse que esta viagem é mais uma oportunidade para o primeiro-ministro vender o Canadá e a parceria Canadá-EUA para o público americano. É a 16ª vez que Trudeau faz uma viagem de trabalho aos EUA desde que se tornou primeiro ministro em 2015. E a décima desde que Trump se tornou presidente há 15 meses, elevando as relações comerciais e o NAFTA para o topo da lista de prioridades do governo Trudeau.

Os negociadores estão a trabalhar arduamente para que o acordo seja selado dentro de uma ou duas semanas, antes das eleições para o novo presidente do México, que podem afetar as negociações.