ONTÁRIO VAI FINANCIAR CIRURGIA EXPERIMENTAL DO CANCRO DO PÂNCREAS

ontarioO Ministério da Saúde do Ontário anunciou na terça-feira que a província vai gastar 2,1 milhões de dólares ao longo de três anos para expandir um ensaio clínico do NanoKnife, atualmente em curso na rede de saúde da Universidade de Toronto, para incluir pacientes com cancro do pâncreas. Antes do anúncio, apenas pacientes com cancro do fígado eram elegíveis para participar no estudo.
De acordo com o ministério, a NanoKnife, também conhecida como Electroporação Irreversível (IRE), usa duas agulhas finas guiadas por ecografia ou tomografia computadorizada para fornecer uma corrente elétrica a um tumor.
Alguns estudos sugerem que a cirurgia pode duplicar as taxas de sobrevivência entre os pacientes com cancro pancreático, uma doença tão agressiva que mata 75 por cento dos canadianos aflitos dentro de um ano de diagnóstico.
O ministro da Saúde do Ontário, Eric Hoskins, disse ao anunciar o alargamento do ensaio clínico que “é importante que as pessoas com cancro tenham acesso às mais modernas tecnologias e tratamentos médicos aqui no Ontário”.
Hoskins fez manchetes na semana passada quando afirmou que embora acredite que a província está a fazer “os investimentos certos e importantes no nosso sistema de saúde”, ele também está “preocupado com a sustentabilidade do sistema de saúde”.
O Ontário pediu ao governo federal um aumento de 5,2% na Transferência Anual de Saúde do Canadá, mas o governo de Trudeau até agora ofereceu apenas 3,5%, mais algum financiamento destinado à saúde mental e cuidados domiciliários.
Fonte: CTV News