NOVO GUIA ALIMENTAR DO CANADÁ APRESENTADO PELA MINISTRA DA SAÚDE

Foto: Carrot Rewards
Foto: Carrot Rewards

Foi apresentada ontem a mais recente versão do Guia Alimentar do Canadá, divulgada pela ministra da Saúde, Ginette Taylor. Em destaque surgem as informações de que os canadianos precisam de diminuir o consumo de carnes e derivados de leite e aumentar o de fruta, legumes e água.

Uma das mudanças mais notáveis é a eliminação dos quatro grupos alimentares tradicionais, que faziam parte do conselho de nutrição do governo federal, desde a década de 40. Entre as recomendações específicas está a de que os canadianos devem consumir proteínas de origem vegetal “com mais frequência” e diminuir a ingestão de carnes processadas e gorduras saturadas.

A importância de beber água também ganhou destaque, sendo classificada como a “bebida de escolha” para manter-se saudável.

O novo guia foi aplaudido de imediato por vários grupos de médicos e profissionais de saúde do Canadá. Mas também sofreu críticas, entre elas dos produtores de leite do país, que se mostraram preocupados com a menor ênfase do novo guia alimentar sobre os lacticínios e derivados.