NO MUNDIAL NÃO SE JOGA APENAS FUTEBOL

Correio da Manhã Canadá

As tensões dos últimos meses entre Rússia e Inglaterra quase que provocavam um embaraço político no Campeonato do Mundo de 2018 que se joga na Rússia. Houve lágrimas em Sochi e pela Rússia inteira quando a seleção anfitriã do Mundial foi eliminada do torneio que organiza. A Croácia acabou por ser mais certeira nos penáltis que depois de um empate nos 90 minutos e no prolongamento, se apurou para as meias-finais da competição. Longe dos olhares do público, terá sido possível alguns suspiros de alívio por parte de alguns dos líderes europeus, no que se poderia ter tornado um gigantesco embaraço diplomático Rússia e Inglaterra, a enfrentarem- se em campo foi evitada graças ao maior acerto da Croácia que continua em frente no torneio. A Inglaterra impôs um boicote ao Mundial 2018 com nenhuma figura do Governo ou da família real inglesa a estar na Rússia, no contexto das acusações que o Reino Unido faz à Rússia relativamente ao envenenamento do antigo espião russo Sergei Skripal e da sua filha, Iulia. A Rússia que foi uma das grandes surpresas deste mundial ao eliminar a favorita Espanha nos oitavos-de-final.

Uma das grandes favoritas à consquista do Mundial era a seleção brasileira, que acabou sendo afastada pela Bélgica, o que garantiu uma final 100 % europeia. O Brasil ainda lutou ao reduzir o marcador, mas não conseguiu recuperar da desvantagem e viu confirmado o adeus ao Mundial.

Já no Canadá Doug Ford, que se tornou oficialmente Premier de Ontário a 29 de junho de 2018 não demorou muito tempo a anunciar novas medidas para a província. Uma delas foi a eliminação da taxa de carbono. A decisão não está a receber o apoio de outros líderes nomeamente a nível federal, com a probabilidade de ser anunciado um imposto semelhante pelo governo de Trudeau. Ford suspendeu também uma lei provisória do consumidor, que se proibia a revenda de bilhetes por mais de 50% do valor de mercado. Com esta alteração por exemplo os preços dos bilhetes continuam a atingir valores exorbitantes, por exemplo um bilhete para ver a Taylor Swift, que se pode comprar por 365 doláres a ser revendido por 66 mil doláres no StubHub.

Estas decisões estão a criar mal estar entre a oposição. Resta-nos esperar para ver quais as novas mudanças que o Partido Conservador irá trazer a todos os residentes de Ontário.