MULHER SAUDITA VÍTIMA DE ABUSOS VEM PARA O CANADÁ

Foto: Radio NZ
Foto: Radio NZ

Uma mulher saudita que pediu asilo e que fugiu de alegados abusos da família está a sair hoje da Tailândia hoje para o Canadá, segundo o chefe de imigração da Tailândia.

Rahaf Mohammed al-Qunun, de 18 anos, embarcará num voo de Bangkok para Seul esta sexta-feira à noite, disse o chefe de imigração antes de embarcar num voo de ligação para o Canadá.

O gabinete do ministro das Relações Exteriores do Canadá disse que não pode confirmar que a jovem receba asilo no país. Vários países, incluindo o Canadá e a Austrália, estavam em negociações com a agência de refugiados das Nações Unidas para aceitar a mulher que foi detida num aeroporto de Bangkok, no sábado, pela polícia de imigração tailandesa que negou a entrada e apreendeu-lhe o passaporte.

Enquanto se barricou num quarto de hotel do aeroporto, a jovem saudita lançou uma campanha nas redes sociais através da conta de Twitter, que chamou a atenção global para o caso. Ela ganhou apoio público e diplomático suficiente para convencer as autoridades tailandesas a admiti-la temporariamente sob a proteção de funcionários da ONU.