MAIORIA ABSOLUTA MAIS LONGE DO PS

sondagemO PS está cada vez mais longe da maioria absoluta. Os socialistas caem de 35,3% para 34,5% e o PSD sobe 2,2% nas intenções de voto em eleições legislativas, de 28% para 30,2%. A sondagem CM/Aximage do final de setembro avança ainda que os partidos da maioria no Governo são os únicos que crescem a nível nacional, com o CDS a ser o que mais ganha: passa de 7,6% no início deste mês para 10,3%.
A nível nacional, mantém-se reduzida a confiança dos portugueses nos líderes dos dois maiores partidos para primeiro–ministro: Passos Coelho desce de 32,7% para 31,8% e António José Seguro cai de 34,2% para 33,8%.
A proximidade entre o primeiro-ministro e o líder do maior partido da oposição é de 2%, com a queda de Seguro a arrastar-se desde junho. A falta de confiança dos portugueses em Passos Coelho e Seguro traduz-se, aliás, na resposta que dão à pergunta sobre em quem é que acreditam mais com o primeiro-ministro: 32,2% dos inquiridos respondem “em nenhum dos dois”.
Nos partidos à esquerda do Partido Socialista, com representação parlamentar, repete-se uma ligeira queda, tanto da CDU como do BE. Se a coligação liderada por Jerónimo de Sousa desce de 11,8%para 10,4,mantendo-se como a terceira força mais votada, muito perto do CDS-PP, o Bloco de Esquerda de João Semedo e Catarina Martins continua a cair nas intenções de voto, desta vez de 6,6% para 5,6%