HRJIT SAJJAN DIZ QUE CANADÁ VAI GASTAR MAIS EM SEGURANÇA

Foto: Canadian Press
Foto: Canadian Press

O Ministro da Defesa canadiano, Hrjit Sajjan, esteve presente no Halifax International Forum em Halifax, Nova Escócia, que decorreu este fim-de-semana. Sajjan disse que as agências militares e outras agências de segurança do país, estão a tomar medidas para garantir que os canadianos que lutam pelo Daesh não representem qualquer ameaça se decidirem voltar para o Canadá, respeitando o direito internacional.
O ministro canadiano abriu a conferência começando por dizer que o Canadá começou a adotar uma abordagem de segurança internacional mais estreita, aumentando os gastos militares como sinal de uma responsabilidade crescente. Sajjan revelou ainda que o governo federal também prometeu aumentar as despesas militares em 62 bilhões de dólares nas próximas duas décadas. O político de origem indiana abordou ainda o tema Daesh dizendo que o país lida com ameaças colocadas pelo autoproclamado Estado Islâmico. Neste assunto, referiu que as agências militares do país estão a garantir medidas para que os canadianos que lutam para o Daesh não representem qualquer ameaça se decidirem retornar para o país de origem, e que os repatriados estão a ser monitorizados ao pormenor para garantir que estes não sejam também uma ameaça.
Mais de 70 países estiveram representados no evento que durou três dias, um encontro anual de líderes democráticos comprometidos com a segurança e prosperidade global. Foram ainda debatidos o papel das mulheres no processo da paz, as relações russas, armas nucleares e as mudanças climáticas.