GREVE GERAL DOS PROFESSORES CATÓLICOS ESTÁ PRÓXIMA DE ACONTECER

Correio da Manhã Canadá

O sindicato que representa os professores de Inglês do ensino católico de Ontário informou que está a aproximar-se uma greve.

Na última sexta-feira, a Associação de Professores Católicos de Inglês de Ontário (OECTA) solicitou um relatório de “não-conselho” e quando ocorrer a publicação do mesmo, 17 dias depois, os professores estarão legalmente em posição de greve.

A principal reivindicação do sindicato é sobre questões contratuais, sendo que as tensões aumentaram na negociação entre a associação e o governo.

O sindicato diz que o governo não reverterá os cortes feitos, que afetam a sala de aula e que não possui perspetivas de progresso nas negociações. A sugestão da associação dos professores é que haja uma tentativa experimental de 1 dia.

No início do mês, os professores votaram 97% a favor de uma greve. A OECTA representa os 45.000 professores das escolas católicas de inglês com financiamento público de Ontário, do jardim de infância ao 12º ano.

O ministro da Educação, Stephen Lecce diz estar dececionado com a mudança e que pediu para que todas as partes cheguem em um “acordo de boa fé”.