COMBOIOS CANCELADOS POR TODO O CANADÁ

Foto: Phil369/Pixabay
Foto: Phil369/Pixabay

Duas grandes empresas ferroviárias do Canadá cancelaram uma fatia significativa dos seus serviços, por causa dos protestos contra o gasoduto em Bristish Columbia. A Via Rail interrompeu a maior parte dos seus serviços nacionais e a CN Rail suspendeu a sua rede no leste do país. O presidente executivo da CN diz tratar-se de uma situação “lamentável”.

O braço de ferro continua e com impactos cada vez maiores. A Via Rail diz não ter “outra opção” se não cancelar todos os seus serviços, à exceção das linhas de Sudbury-White River e Churchill-The Pas.

Já a suspensão dos serviços da CN Rail, maior provedora ferroviária do Canadá, significa a interrupção temporária de todos os comboios de mercadorias transfronteiriços.

O cancelamento da CN também tem impactos internos, nomeadamente em toda a rede do leste de Toronto. Cerca de 6 mil trabalhadores podem ser temporariamente dispensados, como avança o sindicato Teamsters Canada.

Esta onda de protestos contra o Coastal GasLink Pipeline arrasta-se há quase duas semanas. Em plena viagem ao estrangeiro, Trudeau já prometeu que vai enviar ministros para negociarem com os líderes indígenas.

Em causa está a construção do gasoduto, que atravessa territórios indígenas no norte de B.C. Os manifestantes têm recorrido ao bloqueio de vários acessos como forma de protesto.