CARNAVAL

Correio da Manhã Canadá

Hoje em dia o Carnaval é uma tradição celebrada um pouco por todo o mundo. Mas sabe quando surgiu uma das mais festas mais animadas de Portugal? Muitas são as teorias e opiniões sobre a origem do carnaval. Mas apesar de todas as informações todas convergem numa teoria: a celebração do paganismo.

Com origem na Grécia entre os anos 600 a 520 antes de Cristo, os gregos festejavam o Carnaval para agradecer aos deuses pele fertilidade do solo e pela produção agrícola. Mais tarde, a Igreja Católica recusou este tipo de festividade em honra dos deuses pagãos, assim no século XI durante os três dias que antecediam a Quaresma as pessoas uniam-se, enalteciam os costumes e tradições organizando uma grande festa que decorria nos chamados “dias gordos”.

No Renascimento surgiram os bailes de máscaras e fantasias. Mais tarde no século XVI, o Brasil também passou a celebrar o Carnaval pela mão dos portugueses, que hoje em dia é um dos carnavais mais destacados do mundo com as suas escolas de samba a desfilar no sambódromo do Rio de Janeiro. Em Nova Orleães, nos Estados Unidos a festa carnavalesca é chamada de “Mardi Gras” por influência dos franceses que colonizaram a região no século XVII e levaram a tradição do Carnaval. Já em Veneza realiza-se o carnaval mais tradicional do mundo. Com a sua origem na Idade Média, as máscaras venezianas são famosas ainda hoje no mundo inteiro e nunca deixaram de ser usadas na tradicional festa da cidade.

Em Paris, e apesar do Carnaval já não desempenhar o mesmo papel que no passado, foi lá que surgiram os primeiros bailes de fantasia. Apesar das mudanças ao longo dos séculos, o Carnaval continua a ser uma tradição bem enraizada na cultura portuguesa, e continua a ser festejada onde haja vestígios dos povos de Portugal.