CANADÁ CORTOU AJUDA A NICARÁGUA DE FORMA “SILENCIOSA”

FOTO: Travel Off Path
FOTO: Travel Off Path

O governo canadiano confirmou ontem que suspendeu a ajuda financeira à Nicarágua ainda no ano passado em resposta às violações de direitos humanos no país. Uma decisão que não tinha sido divulgada publicamente e que foi exposta por um documento secreto, que veio à tona agora através da imprensa canadiana.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, informou que a ajuda foi interrompida no final de agosto de 2018. Dando como justificação a crise nacional que começou na Nicarágua com protestos contra o governo, que é acusado de ser o responsável por centenas de mortes e feridos, numa série de abusos aos direitos humanos. O Canadá consideraria estas ações de repreensão inadmissíveis. A porta-voz do governo disse que o país ainda oferece apoio a organizações sem fins lucrativos e a organizações internacionais com projetos na Nicarágua “com foco na ajuda aos mais vulneráveis”.
O Canadá foi um dos cinco principais doadores de ajuda bilateral ao país da América Central, fornecendo cerca de 20 milhões de dólares em ajuda por ano.