
Oslo, 20 out 2026 (Lusa) — O Presidente ucraniano assegurou hoje que a partilha de informações de Washington com Kiev está novamente a funcionar bem, após a Ucrânia ter denunciado falhas nos últimos dias que afetaram a interceção de mísseis russos.
Referindo-se à conversa telefónica que manteve com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, Volodymyr Zelensky mostrou-se também confiante de que as negociações sobre o sistema de Internet por satélite Starlink, detido pelo multimilionário Elon Musk, e o fornecimento de mísseis intercetores Patriot teriam um desfecho positivo.
Nos últimos dias as tensões entre Washington e Kiev subiram de tom após o líder ucraniano ter acusado os Estados Unidos de procurarem a capitulação da Ucrânia, ao terem limitado alegadamente o intercâmbio de informações essenciais para as forças militares ucranianas e atrasar o fornecimento de mísseis antibalísticos.
Zelensky falava aos jornalistas numa conferência de imprensa conjunta em Oslo, na Noruega, ao lado do homólogo finlandês, Alexander Stubb, e do primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, após uma reunião com o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, que viajará na quarta-feira para a Rússia para se reunir com o Presidente russo, Vladimir Putin.
O outro enviado especial norte-americano, Jared Kushner, também participou na reunião por videoconferência, segundo o líder ucraniano.
Zelensky salientou que juntos discutiram as garantias de segurança para a Ucrânia e que foram apresentadas várias propostas inspiradas no artigo 5.º da NATO, que estabelece o princípio da defesa coletiva da Aliança. Também agradeceu à parte norte-americana por ter sublinhado mais uma vez que essas garantias seriam “sólidas”.
O Presidente ucraniano afirmou ainda que apoiou, desde o início, a proposta norte-americana de um cessar-fogo energético, mas acusou a Rússia de continuar os seus ataques, embora tenha acrescentado que estavam a trabalhar para encontrar uma solução.
Stubb, por sua vez, salientou que Witkoff levará à cidade russa de São Petersburgo propostas baseadas nas discussões que norte-americanos, ucranianos e europeus mantiveram em Miami e que, apesar de ter havido “muito alarido na esfera pública” recentemente, a nível técnico as negociações têm avançado “muito bem”.
Uma fonte anónima citada pela agência russa TASS, confirmou hoje a visita de Witkoff à Rússia, mas não especificou se o seu encontro com líderes russos teria lugar em São Petersburgo, cidade que foi fortemente atingida por bombardeamentos ucranianos.
As agências internacionais tinham avançado anteriormente que a visita de Steve Witkoff seria a Moscovo.
Tanto Stubb como Store referiram “avanços substanciais” nas conversações realizadas hoje em Oslo, mas sem entrar em pormenores.
“Temos uma base sobre a qual trabalhar”, afirmou Store, que revelou que terão um jantar de trabalho com conselheiros de segurança nacional da União Europeia, da NATO, da Alemanha, da Itália e do Reino Unido ainda hoje.
“Neste momento, temos um diálogo muito construtivo porque todos queremos a paz: a Ucrânia, a Europa e os Estados Unidos. Vamos ver o que acontece amanhã [quarta-feira]”, afirmou, referindo-se ainda sobre a viagem de Witkoff à Rússia.
O Governo norueguês tinha anunciado hoje a visita de Zelensky a Oslo, após este ter pedido à Noruega e à Finlândia que organizassem uma reunião no âmbito dos esforços diplomáticos “num momento crítico para a Ucrânia”, na qual Witkoff também participaria.
A reunião ocorreu no meio de uma escalada verbal entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e Zelensky, que se acusaram mutuamente nos últimos dias de estarem a dificultar a procura de uma solução.
Durante esta visita à capital norueguesa, o chefe de Estado ucraniano foi recebido em audiência no Palácio Real pelo rei Haakon VIII e reuniu-se ainda com líderes parlamentares e com o presidente da Câmara norueguesa.
TAB // SCA
Lusa/Fim



