
O ‘Wine in Azores’ voltou este ano ao seu palco original, o Pavilhão Multiusos das Portas do Mar, em Ponta Delgada. Depois de alguns anos noutros espaços, o evento regressou “a casa”, de 10 a 12 de outubro, e voltou a transformar São Miguel num ponto de encontro para quem aprecia o melhor vinho português.
Durante três dias, o público pôde provar vinhos de muitos produtores nacionais e conhecer novas colheitas e marcas portuguesas.
A grande aposta desta edição foi a Chef’s Court, uma praça de restauração com entrada livre, inspirada no conceito ‘chefs on the move’, em que os cozinheiros saem dos seus restaurantes para cozinhar diretamente para o público. Vários nomes da gastronomia nacional cozinharam ao vivo, com pratos criados a partir de produtos dos Açores.
A abertura contou com a presença da secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, que elogiou o trabalho e a persistência da organização. Joaquim Coutinho, promotor do evento, acompanhou a governante numa visita pelos expositores.
Durante o evento, realizou-se o concurso ‘Paixão pelo Vinho Design Awards / Wine Azores’, que distinguiu os melhores vinhos do certame. A programação incluiu ainda várias atuações de bandas e DJs, garantindo o ambiente festivo até ao fim de cada dia.
O ‘Wine in Azores’ é organizado pela Gorgeous, sob a liderança de Joaquim Coutinho. Segundo a organização, é “o maior e melhor evento empresarial dos Açores, estando também colocado entre os maiores e melhores eventos da especialidade em Portugal”.