Walmart supera a fasquia de um bilião de dólares em bolsa

Nova Iorque, 03 fev 2026 (Lusa) – A Walmart ultrapassou hoje a barreira de um bilião de dólares em capitalização de mercado, tornando-se na primeira retalhista a atingir este marco.

A companhia norte-americana junta-se assim ao reduzido grupo de empresas que alcançaram este marco e em que se encontram a Amazon, a Nvidia, a Meta, entre outras.

A maioria das empresas que faz parte deste grupo restrito são do setor tecnológico.

O valor da Walmart em bolsa ultrapassou os treze dígitos após meses de importantes subidas e, sobretudo, devido ao impulso do comércio eletrónico e dos serviços de envio e vendas ao domicílio, que cresceram mais de 20% durante vários trimestres consecutivos, escreve a agência espanhola EFE.

Vários especialistas apontam que as vendas dispararam porque os compradores encontram preços baixos, entregas rápidas no serviço ‘online’ e uma ampla seleção de produtos e marcas.

Um dos impulsos que levaram a empresa a este marco é a aliança com a empresa de inteligência artificial OpenaAI, com a qual foi desenvolvido um sistema de “compra instantânea” através de um assistente de ChatGPT.

Além disso, há poucas semanas, a empresa transferiu a sua cotação principal para a Nasdaq, o mercado de valores tecnológico.

A retalhista substituiu a farmacêutica AstraZeneca.

Após o anúncio, as ações da empresa em Wall Street subiram 1,93%, para 126,44 dólares por título.

Esta conquista coincide com uma mudança na liderança da empresa: em 31 de janeiro, Doug McMillon, que liderou a empresa durante mais de uma década, reformou-se. Permanecerá, no entanto, no conselho de administração.

John Furner, de 51 anos, que desempenha as funções de presidente e CEO das operações da Walmart nos EUA desde 2019 foi escolhido para suceder a Doug McMillon no cargo.

JMF // EA

Lusa/Fim