
Nova Iorque, 11 jan 2024 (Lusa) — A bolsa nova-iorquina acabou hoje quase sem variação, a demonstrar alguma insensibilidade aos números da inflação divulgados e na véspera da abertura da época de resultados.
Os resultados definitivos da sessão indicam que o Ãndice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,04%, o alargado S&P500 ganhou 0,07% e o Nasdaq manteve-se inalterado.
O acontecimento do dia foi a divulgação do Ãndice de preços no consumidor (IPC), relativo a dezembro, que mostrou uma subida de 0,3%, acima dos 0,2% esperados pelos economistas.
Em termos anuais, a subida foi de 3,4%, mais do que os 3,1% verificados em novembro.
Estes valores superiores aos esperados “vão colocar em causa as hipóteses mais ousadas quando à s descidas das taxas este ano”, estimou, em nota analÃtica, Michael Pearce, da Oxford Economics.
Contudo, “isto não muda a visão de uma inflação a caminho dos dois por cento” anuais, que é o objetivo do banco central dos EUA, mesmo que o percurso possa ser “problemático”, acrescentou o economista, que espera uma primeira descida da taxa de juro de referência em maio.
Não obstante, Steve Sosnick, da Interactive Brokers, considerou que o mercado acionista “fez o seu melhor para ignorar os números” da inflação.
E o mercado obrigacionista também pareceu dar pouca importância aos desenvolvimentos nos preços.
O rendimento dos tÃtulos da dÃvida federal a dois anos, mais representativos das expectativas dos investidores sobre a polÃtica monetária, baixou dos 4,35% para 4,25%.
Para Sosnick, este refluxo dos rendimentos obrigacionistas também pode ser explicado com uma emissão de dÃvida federal no montante de 21 mil milhões de dólares.
RN // CC
Lusa/fim



