WALL STEET FECHA EM ALTA NA EXPETATIVA DA DESCIDA DE JUROS POR PARTE DA FED

LusaNova Iorque, 17 set 2019 (Lusa) — A bolsa nova-iorquina fechou hoje em alta ligeira, com os investidores na expetativa de uma eventual descida das taxas de juro por parte do banco central dos EUA, a Reserva Federal (Fed).

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 0,13%, para os 27.110,80 pontos.

Da mesma forma, o tecnológico Nasdaq subiu 0,40%, para as 8.186,02 unidades, e o alargado S&P500 avançou 0,26%, para as 3.005,70.

“Se a Fed não descer as suas taxas em 25 pontos-base (0,25 pontos percentuais), os investidores ficarão em estado de choque. A instituição tem enviado sinais muito claros”, estimou Maris Ogg, da Tower Bridge Advisors.

Porém, segundo o operador bolsista CME, a maioria (53%) dos atores financeiros espera que as taxas fiquem inalteradas no final da reunião sobre política monetária da Fed, que acaba na quarta-feira.

Contudo, há uma semana os que apostavam em uma descida de 0,25 pontos percentuais excediam os 90%.

“As expetativas dos agentes financeiros diminuíram nos últimos dias”, concedeu Karl Haeling, da LBBW, adiantando que a probabilidade de uma acentuada descida das taxas até ao final do ano, além da eventual descida na quarta-feira, reduziu-se de forma considerável.

“As estatísticas económicas são um pouco melhores do que o antecipado”, realçou Ogg.

A produção industrial nos EUA acelerou em agosto, com a sua taxa de 0,6% a ser a mais forte desde há um ano, o que superou largamente as expetativas dos analistas, segundo os números divulgados hoje pela Fed.

RN // SR

Lusa/Fim