Vitória goleia Mortágua e apura-se para os oitavos de final da Taça de Portugal

Guimarães, Braga, 22 nov 2025 (Lusa) — O Vitória de Guimarães recebeu e goleou hoje o Mortágua 4-0, num jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol que controlou quase sempre, seguindo para os oitavos de final da prova.

No Estádio D. Afonso Henriques, a equipa da I Liga portuguesa de futebol adiantou-se aos 34 minutos, por Fabio Blanco, e subiu de rendimento na segunda parte, ampliando o resultado diante da equipa da Série C do Campeonato de Portugal, por Nélson Oliveira (63), Telmo Arcanjo (78) e Lebedenko (85).

A primeira parte decorreu a um ritmo lento, com a formação do distrito de Viseu a ensaiar alguns contra-ataques, mas sem perigo para a baliza de Charles, e os minhotos a instalarem-se em redor da área beirã, mas com pouca ‘fluidez’ na circulação da bola.

Após uma fase em que o Mortágua dividiu mais a iniciativa atacante, o Vitória apontou o golo inaugural num remate de Fabio Blanco, que ainda tabelou no poste antes de fazer abanar as redes, após passe de João Mendes a desmarcar o espanhol.

Na segunda parte, a equipa vitoriana superiorizou-se ao Mortágua por completo e, depois de várias ameaças, elevou a diferença para 3-0 em lances iniciados por Noah Saviolo, extremo que entrou em campo aos 58.

O belga avançou pela esquerda e atrasou a bola para o remate de primeira de Nélson Oliveira, a ‘selar’ o segundo golo, aos 63, e voltou a cruzar a partir da esquerda para o cabeceamento certeiro de Telmo Arcanjo ao segundo poste, aos 78.

Saído do banco de suplentes aos 81 minutos, Lebedenko encerrou a contagem à ‘boca da baliza’, após passe de Samu, aos 85.

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória de Guimarães – Mortágua, 4-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Fabio Blanco, 34 minutos.

2-0, Nélson Oliveira, 63.

3-0, Telmo Arcanjo, 78.

4-0, Lebedenko, 85.

Equipas:

– Vitória de Guimarães: Charles, Tony Strata, Óscar Rivas, Rodrigo Abascal (Thiago Balieiro, 81), João Mendes (Lebedenko, 81), Gonçalo Nogueira (Diogo Sousa, 58), Samu, Miguel Nogueira (Noah Saviolo, 58), Oumar Camará, Fabio Blanco (Telmo Arcanjo, 58) e Nélson Oliveira.

(Suplentes: Lucas Furtado, Thiago Balieiro, Lebedenko, Diogo Sousa, Rica Rocha, Rodrigo Duarte, Telmo Arcanjo, Noah Saviolo e Alioune Ndoye).

Treinador: Luís Pinto.

– Mortágua: Alexandre Verdade, Henrique Lopes, João Ferrão, Carlos Silva, Tatiano (Jony Borges, 77), João Pais, Simionato (Bula, 64), Seidy (Guilherme Paredes, 77), André Sena (Miguel Madeira, 77), Siriki Camará e Igor Afonso (João Rianço, 71).

(Suplentes: Nando Pedrosa, Vítor Luís, Jony Borges, Miguel Madeira, Guilherme Paredes, Bula, Tomás Mira, João Rianço e Tomás Elias).

Treinador: Eduardo Martins.

Árbitro: João Gonçalves (Associação de Futebol do Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Simionato (38) e Rodrigo Abascal (43).

Assistência: 6.106 espetadores.

TYME // VR

Lusa/Fim