Visita de Mark Carney procura novos acordos com a Arábia Saudita

Foto: Mark Carney Facebook Photo by Daniel Pereira Office of the Prime Minister of Canada

O primeiro-ministro Mark Carney está na Arábia Saudita para aprofundar as relações económicas entre os dois países e criar novas oportunidades de investimento para empresas canadianas.

A visita decorre em Jeddah, onde Carney participa no Fórum de Investimento Arábia Saudita-Canadá e reúne-se com líderes políticos e empresariais sauditas.

O presidente do Conselho Empresarial Canadá-Arábia Saudita considera esta deslocação um momento marcante nas relações bilaterais, depois de vários anos de tensão diplomática entre os dois países.

A crise começou em 2018, após críticas do Governo canadiano ao sistema judicial saudita e ao tratamento das mulheres. A disputa levou à retirada de embaixadores e à suspensão de algumas negociações comerciais, com as relações diplomáticas a serem retomadas em 2023.

Agora, o objetivo passa por reforçar a confiança e criar novas parcerias em áreas como saúde, energia, turismo, educação, mineração e minerais críticos.

Durante a visita, Mark Carney reúne-se com o presidente executivo da Saudi Aramco, Amin Nasser, com o ministro dos Recursos Minerais e Indústria, Bandar al Khorayef, e com o responsável da empresa pública de mineração Ma’aden, Bob Wilt.

A delegação canadiana inclui ainda o ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, e o ministro da Defesa, David McGuinty.

O Governo canadiano pretende reduzir obstáculos ao investimento, incluindo questões relacionadas com dupla tributação e proteção de investidores.

A deslocação ao Médio Oriente surge depois da participação de Mark Carney na cimeira da NATO, na Turquia, e procura reforçar a presença económica do Canadá numa região estratégica para o comércio internacional.