
Brasília, 16 set 2025 (Lusa) — O vice-Presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, considerou hoje injustificável que os Estados Unidos imponham novas sanções económicas ao Brasil pela decisão do Supremo Tribunal Federal de condenar o ex-Presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão.
“Considero que não há qualquer relação entre uma decisão do Poder Judiciário e a política comercial e tarifária, que é uma política reguladora”, afirmou Alckmin em declarações a jornalistas no Rio de Janeiro.
O vice-Presidente e ministro da Indústria e Comércio acrescentou que considera “injustificáveis” as sanções comerciais impostas ao Brasil pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, como retaliação pelo processo do Supremo Tribunal contra Bolsonaro.
O líder republicano impôs em agosto uma tarifa adicional de 50% sobre as importações de produtos brasileiros por considerar uma “caça às bruxas” o processo de golpe de Estado contra Bolsonaro, aliado político de Trump.
Após a decisão da condenação a Bolsonaro, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou que o Governo “dará uma resposta” e que fará, esta semana, “anúncios (…) sobre as medidas adicionais que pretende adotar” contra o Brasil.
MIM // MLL
Lusa/Fim